Tecnologia - Utilização de recursos: hipertextos, redes sociais e pesquisa


Hipertextos

Um recurso para direcionarmos os alunos em pesquisas na rede

Pesquisar na internet, assim como qualquer outro tipo de pesquisa, exige confronto entre os conteúdos extraídos e obras de referência, pois no ambiente escolar temos que garantir os conhecimentos científicos (Epistemológicos). 

Para iniciarmos o assunto, leia o seguinte hipertexto: 

http://www6.ufrgs.br/limc/PDFs/quao_interativo_hipertexto.pdf. Alguns pontos devem ser tratados em relação à pesquisa em rede, como o fato de citar o trabalho de um pesquisador e obrigatoriamente ceder-lhe os créditos.


O segundo ponto refere-se aos encaminhamentos metodológicos abordados pelos links do hipertexto, pois os objetivos do estudo devem contemplar o curso em questão. Desta forma, não serão produtivos direcionamentos que fujam da proposta.

Ler, interpretar, produzir e publicar. Uma dinâmica que é fundamental para construção do hábito da pesquisa. A utilização do hipertexto neste exercício servirá como um fio condutor, que levará os alunos ao encontro de informações selecionadas pelo professor, as quais são epistemológicas.  Portanto, o processo inicial de estudo será o hipertexto, que desencadeará as outras ações
.
Produzir e publicar são a chave para avaliarmos o desempenho e desenvolvermos habilidades de produção de textos orais e escritos, assim chegaremos ao importante caminho da comunicação mediada em nosso século. Os processos podem envolver seminários, construções de blogs, confecção de vídeos, elaboração de resenhas críticas e diversas outras formas.

Que tal praticar um pouco?

Abra o seu editor de textos e escreva uma palavra, selecione a palavra (ficará marcada em azul como na imagem), clique com o botão direito do mouse (esse clique deve ser dentro da área marcada em azul) e termine essa etapa clicando em Hiperlink.

Uma caixa será aberta, leia e identifique a opção “Página da Web ou arquivo existente”.  Na caixa de endereço cole ou digite o caminho para a página que deseja direcionar o link.

Pronto seu link está inserido, caso não tenha conseguido, baixe uma apresentação que preparamos com o processo passo a passo. Utilize-a em suas reuniões pedagógicas e também com os alunos.

Você poderá publicar seu hipertexto em seu blog pessoal, no portal da escola e até enviá-lo por e-mail aos alunos. E já que tratamos da rede, que tal publicar seu hipertexto em espaços interativos voltados especialmente ao ambiente educacional, como a 10 Escola Digital.

Os ambientes colaborativos são muito acessados e as plataformas educacionais oferecem ferramentas imprescindíveis aos professores, pois fornecem apoio de qualidade e conteúdos avaliados por equipes pedagógicas.

Professor Leandro Wendel Martins – Pedagogo com especialização em TICs, atua em diversos projetos de formação para professores.

Referências:


ALLIEZ, Éric. Deleuze filosofia virtual. (1996) São Paulo: Editora 34.
DELEUZE, Giles et PARNET, Claire. (1996) Dialogues. Paris: Flammarion.
DELEUZE, Gilles. (1996) O atual e o virtual. In: ALLIEZ, Eric. Deleuze filosofia virtual. São Paulo: Editora 34,. pp. 47-56.
LIMA, Luciano Rodrigues. (2006) “Deleuze e o simulacro: de como o Naturalismo de Lucrécio inspira a alegria na contemporaneidade”. Disponível no site: www.uneb.br/lucianolima.
PRIMO, Alex. Quão interativo é o hipertexto? : Da interface potencial à escrita coletiva. Fronteiras: EstudosMidiáticos, São Leopoldo, v. 5, n. 2, p. 125-142, 2003.
RISÉRIO, Antônio. (1998) Ensaio sobre o texto poético em contexto digital. Salvador: Fundação Casa de Jorge Amado.
WILSON, Stephen. (2002) Information Arts: Intersections of Art, Sciences and Technology. London, England: The MIT Press.



Nenhum comentário:

Postar um comentário