Hipertextos
Um recurso para direcionarmos os alunos em pesquisas na
rede
Pesquisar na internet, assim
como qualquer outro tipo de pesquisa, exige confronto entre os conteúdos
extraídos e obras de referência, pois no ambiente escolar temos que garantir os
conhecimentos científicos (Epistemológicos).
Para iniciarmos o assunto,
leia o seguinte hipertexto:
http://www6.ufrgs.br/limc/PDFs/quao_interativo_hipertexto.pdf.
Alguns
pontos devem ser tratados em relação à pesquisa em rede, como o fato de citar o
trabalho de um pesquisador e obrigatoriamente ceder-lhe os créditos.
O segundo ponto refere-se
aos encaminhamentos metodológicos abordados pelos links do hipertexto, pois os
objetivos do estudo devem contemplar o curso em questão. Desta forma, não serão
produtivos direcionamentos que fujam da proposta.
Ler, interpretar, produzir e
publicar. Uma dinâmica que é fundamental para construção do hábito da pesquisa.
A utilização do hipertexto neste exercício servirá como um fio condutor, que
levará os alunos ao encontro de informações selecionadas pelo professor, as
quais são epistemológicas. Portanto, o
processo inicial de estudo será o hipertexto, que desencadeará as outras ações
.
Produzir e publicar são a
chave para avaliarmos o desempenho e desenvolvermos habilidades de produção de
textos orais e escritos, assim chegaremos ao importante caminho da comunicação
mediada em nosso século. Os processos podem envolver seminários, construções de
blogs, confecção de vídeos, elaboração de resenhas críticas e diversas outras
formas.
Que tal praticar um pouco?
Abra
o seu editor de textos e escreva uma palavra, selecione a palavra (ficará
marcada em azul como na imagem), clique com o botão direito do mouse (esse
clique deve ser dentro da área marcada em azul) e termine essa etapa clicando
em Hiperlink.
Uma caixa será aberta, leia
e identifique a opção “Página da Web ou arquivo existente”. Na caixa de endereço cole ou digite o caminho
para a página que deseja direcionar o link.
Pronto seu link está
inserido, caso não tenha conseguido, baixe uma apresentação que preparamos com
o processo passo a passo. Utilize-a em suas reuniões pedagógicas e também com
os alunos.
Você poderá publicar seu
hipertexto em seu blog pessoal, no portal da escola e até enviá-lo por e-mail
aos alunos. E já que tratamos da rede, que tal publicar seu hipertexto em
espaços interativos voltados especialmente ao ambiente educacional, como a 10
Escola Digital.
Os ambientes colaborativos
são muito acessados e as plataformas educacionais oferecem ferramentas
imprescindíveis aos professores, pois fornecem apoio de qualidade e conteúdos
avaliados por equipes pedagógicas.
Professor Leandro Wendel Martins –
Pedagogo com especialização em TICs, atua em diversos projetos de formação para
professores.
Referências:
ALLIEZ, Éric. Deleuze
filosofia virtual. (1996) São Paulo: Editora 34.
DELEUZE, Giles et PARNET, Claire. (1996) Dialogues. Paris: Flammarion.
DELEUZE, Gilles. (1996) O atual e o virtual. In: ALLIEZ, Eric. Deleuze filosofia virtual. São Paulo: Editora 34,. pp. 47-56.
LIMA, Luciano Rodrigues. (2006) “Deleuze e
o simulacro: de como o Naturalismo de Lucrécio inspira a alegria na
contemporaneidade”. Disponível no site: www.uneb.br/lucianolima.
PRIMO, Alex. Quão interativo é o hipertexto? : Da interface potencial à escrita coletiva. Fronteiras: EstudosMidiáticos, São Leopoldo, v. 5, n. 2, p. 125-142, 2003.
RISÉRIO, Antônio. (1998) Ensaio sobre o texto poético em contexto digital. Salvador:
Fundação Casa de Jorge Amado.
WILSON, Stephen. (2002) Information Arts: Intersections of Art, Sciences and Technology. London,
England: The MIT Press.
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