Pottery and Art - Tecnologia e artesanato com tablet


Um projeto para mudar as premissas que justificam a utilização de tecnologia em sala de aula!




Vídeo de Abertura

O "Pottery and Art" trata da arte da cerâmica no mundo de hoje e do que ela representou no passado, quando houve a necessidade de armazenamento de alimentos, de água e outras funções para a vida das pessoas no campo.

A tecnologia apresenta novas possibilidades de interagir com as formas de arte e o aplicativo "Pottery Lite" nos permite brincar  (criar), e isso me atrai quando falamos de Arte: a possibilidade de criar além de apreciar e conhecer.

Nós Educadores temos o dever de ampliar essas possibilidade, por isso é importante aprender a contextualizar. Dar significado ao estudo com encaminhamentos que encantem nossos alunos e ao mesmo tempo tratem dos objetivos do curso em questão.

Portanto, criar não deve ser o medo do Professor e muito menos dos alunos. Afirmo que a liberdade de exercitarmos nossos talentos e o hábito de aprimorarmos nossas habilidades serão as premissas para o autodidata no século em que vivemos. Ninguém quer aprender para guardar, mas sim, para fazer algo com isso (produzir). 

"Tentem, criem e deixem seus alunos passarem por este prazeroso e necessário processo."



Meus potes de cerâmica!


Dividi em cinco etapas essa obra de construção interdisciplinar no ambiente escolar, pois certamente extrapolaremos os limites da sala:

1. Estudo do aplicativo - Let's Create! Pottery Lite;

2. Contexto Histórico;

3. Objetivos do projeto e planejamento;

4. Aplicação, publicação e avaliação;

5. Considerações Finais.



 1. Estudo do Aplicativo - Versões para Android e IOS 

Let's Create! Pottery Lite




Explore o aplicativo na função "Create" e construa seu primeiro pote de cerâmica, depois de modelado envie ao forno (não passa pelo processo de secagem virtual).

A simulação do forno é breve, mas terá essa oportunidade se optar pela ampliação do projeto com seus alunos e realmente criar na prática.

A terceira etapa é de pintura e desenho de sua peça, mas para obter todas as cores você necessitará de vender algumas obras no leilão. Esses botões estão sempre na parte inferior direita da tela de seu Tablet.


Pote Tulipa

O máximo que consegui foram 152 pontos, um bom valor, pois os itens para colorir e desenhar custam 20 pontos cada. Basta leiloar algumas peças e conseguirá adquirir todo o rol. 

Talvez esse seja o primeiro ponto de interdisciplinaridade, pois um leilão nos dará possibilidades matemáticas interessantes!

A versão "Lite" só permite o acumulo de três obras, ou seja, você terá que leiloar para continuar produzindo. Resolvi essa questão com fotos da tela e tirei inúmeras das obras que criei para compor uma coleção.


Pote Carrapeta

Você pode nomear seus potes e acho que será muito interessante com seus alunos na sala. Eles podem criar muitos mais terão que escolher e nomear apenas um para a exposição da turma.

O aplicativo é simples de utilizar, e exigirá como em todos os casos, a boa vontade do usuário para aprender comandos e funções.

Por fim, não se esqueça de passar as fotos para um PC, pois serão editadas para confecção de um vídeo da turma e do convite para a exposição.


Pote Murciano


2. Contexto Histórico


2.1. Web Texto

A cerâmica é o material artificial mais antigo produzido pelo homem. Do grego "kéramos” ("terra queimada" ou “argila queimada”), é um material de grande resistência, frequentemente encontrado em escavações arqueológicas. 
Pesquisas apontam que a cerâmica é produzida há cerca de 10-15 mil anos. 

Quando saiu das cavernas e se tornou um agricultor, o homem encontrou a necessidade de buscar abrigo, mas também notou que precisaria de vasilhas para armazenar água, alimentos colhidos e sementes para a próxima safra. Tais vasilhas deveriam ser resistentes, impermeáveis e de fácil fabricação. Estas facilidades foram encontradas na argila, deixando pistas sobre civilizações e culturas que existiram milhares de anos antes da Era Cristã.

A cerâmica é uma atividade de produção de artefato a partir da argila, que se torna muito plástica e fácil de moldar quando umedecida. Depois de submetida à secagem para retirar a maior parte da água, a peça moldada é submetida a altas temperaturas (ao redor de 1.000º C), que lhe atribuem rigidez e resistência mediante a fusão de certos componentes da massa e, em alguns casos, fixando os esmaltes na superfície.

Para continuar a leitura acesse:

Anfacer


Escola de Belas Artes da UFMG

2.2. Livros

- Livro - História Geral da África - Volume I - Metodologia e Pré-História da África - Por  Editor Joseph  Ki-Zerbo

- Cerâmica arqueológica da Amazônia: vasilhas da colec̜ão Tapajônica Mae-USP - Por Denise Maria Cavalcante Gomes


Cabe ao professor a adaptação dos textos destinados aos seus alunos e disponibilizarei links de vídeos para entendermos melhor como a cerâmica é vista por meio de fatos históricos e como meio de vida nos dias atuais.

2.3. Vídeos








Pote Clássico 

3. Objetivos do projeto e planejamento

O objetivo deste projeto é proporcionar aos alunos momentos de estudo e aplicações dos objetos estudados, com um grande acontecimento de publicação "A Exposição".

O tema gerador permite que os Educadores transitem por inúmeros temas menores e desenvolvam habilidades junto com seus alunos. Por exemplo: Pesquisa e seleção de textos e vídeos, utilização de aplicativos e o trabalho significativo com tabletes e computadores na escola, seleção de fontes históricas e processos socioeconômicos, a cultura e a arte no Brasil e no Mundo etc.

Gosto de oferecer caminhos abertos e o contexto do estudo deve ser adequado ao momento de cada curso.
Portanto, vejo como muito ampla a gama de possibilidades deste tema/projeto.

Vamos ao exemplo de planejamento:

1. Carga horária - 32 horas aulas com apoio de inúmeras áreas (todos devem ceder e ajudar) - Língua Portuguesa (4 horas), Matemática (4 horas), Ciências (2 horas), Arte (4 horas), Educação Física (2 horas), História (2 horas), Geografia (2 horas), Horas de trabalho livre dos alunos (8 horas) e publicação (4 horas);

2. Tempo de aplicação - 6 meses;

3. Recursos - Ipad ou Tablet, Farinha de trigo, Pó para suco, Liga neutra, Água, Óleo de cozinha, Sal, Argila, Fogão, Verniz, Folhas e Flores, Tinta para cerâmica, Máquina fotográfica, TV ou projetor, Papel e Impressora. Importante: sempre podemos adequar e para um projeto que prevê a criatividade, este é um ponto que não excluí a aplicação;

4. Definição dos papéis dos professores que participarão. Todos devem saber o que e quando fazer;

5. Construção do portfólio - Registre tudo para avaliar e montar um produto que todos percebam as etapas do projeto;

6. Distribua as etapas em uma planilha que contenha as ações e os prazos para acompanhamento durante a execução.


Pote Cameleão

4. Aplicação:

1. Após planejada, a data de incio deverá ser marcante para sensibilizar aos alunos - Prepare um lançamento com cartazes impressos, vídeos de abertura e um evento no teatro, sala de de vídeo ou pátio da escola (caso seja apenas uma sala,  então não será adequado o pátio);

2. Trabalhe com os alunos no aplicativo "Pottery" e permita que criem seus vasos com decoração e tudo que o aplicativo permitir;

3. Introduza os conteúdos iniciais e permita que eles pesquisem para aprofundar o tema, mas não se esqueça que cada um deve direcionar para sua área;

4. Se puder programe uma aula-passeio e os leve à um Museu que ofereça uma exposição de peças em cerâmica;

5. Proponha uma exposição real na escola, com peças que eles construirão e deixe que eles opinem sobre o foco, tema e datas;

6. Avise que as peças devem ser criadas com originalidade e incie o processo de criação;

7. Trabalhe primeiro com massinha caseira (Acesse a receita em "Meu livro de receitas pedagógicas");

8. A massinha caseira poderá ser assada e se levar uma mão de verniz depois de pintada durará por volta de duas semanas;

9. Se puder amplie o trabalho e depois do treino passe para potes em argila mesmo;

10. Pintar com tintas feitas com flores e folhas poderá dar o tom ecológico do projeto (Isso também é importante);

11. Fotografe tudo e construa filmes junto com os alunos;

12. Prepare um convite e uma campanha para a exposição;

13. Quem sabe um leilão das obras para arrecadar fundos para um grêmio;

14. Sugiro que avaliação seja por meio de observações dos professores envolvidos, um canal de autoavaliação dos alunos e outro para que eles opinem sempre;

15. Divulgue nos canais autorizados pelos responsáveis e gestores da instituição.


Pote Botão de Rosa

5. Considerações Finais

Sabemos o quanto as novas tecnologias ajudam no processo de estímulo de nossos alunos em sala de aula, mas também sabemos que é necessário o cuidado para que estas aplicações contemplem os objetivos de cada curso.

A necessidade de atendermos aos mais diversificados contextos de comunidade para comunidade nos levará aos processos mais abertos de troca de ideias. Isso será importante, trocar ideias!

O mundo das receitas prontas pode estar no fim para o processo escolar, pois ele já existe nos livros e na composição de currículos. Precisamos das mais criativas ideias, pois assim tornaremos atrativo o ato de estudar e ir à escola.

Ser Professor não requer mais conhecer apenas o que  ensinar, mas também saber como ensinar e quando aprender junto com os alunos. Esse é o pensar em relação ao conteúdo.

Quando chegamos ao mundo das habilidades tudo muda de figura, basta estudar Gardner para entender que  aprender a fazer é uma tarefa de todos no mundo de hoje, inclusive aprender a aprender!

Você se considera um autodidata?
Se não!  Procure melhorar!

Boas criações!




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